Sobre o Vida+

O VIDA é um Projeto audacioso iniciado no ano de 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), através do Núcleo de Tecnologia da Informação.

O seu objetivo principal é dotar a SMS do Salvador de um sistema de gestão em saúde pública que gerencie as ações de forma integrada, facilitando assim o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.

COMO FUNCIONA O PROCESSO PARA VOCÊ, CIDADÃO:
MÓDULOS DO SISTEMA

“Seu agendamento facilitado. ”

Este módulo otimiza todo processo de marcação de consultas e exames que são realizados pela rede assistencial de saúde própria do município de Salvador. A implantação deste módulo possibilitou maior controle, transparência e credibilidade no processo autorizativo da Secretaria Municipal da Saúde, contribuindo para a melhoria da organização da rede, redução dos custos e gerência sobre das solicitações oriundas dos demais municípios pactuados.

Promove aos gestores das áreas técnicas, informações sobre todo o fluxo de regulação dos procedimentos ambulatoriais dentro da rede contratualizada, hospitais e da rede própria da saúde, desde a solicitação até a execução do procedimento realizado ao paciente, além de gerenciar PPI (Programação Pactuada e Integrada) entre os municípios pactuados e gerar a produção real dos estabelecimentos SUS, sendo esta, integrada com a FPO (Programação Físico-Orçamentária) e o SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS).

Através do Módulo Regulação é possível o registro de solicitação de procedimentos de média e alta complexidade, a partir da digitalização do laudo APAC que é encaminhando, via sistema, para a Central de Regulação para autorização. O sistema emite um protocolo de solicitação que é entregue ao paciente para que o mesmo acompanhe o status do seu pedido agendamento. Este acompanhamento poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde ou através do portal da Secretaria Municipal de Saúde.

“A emissão de Cartão SUS ficou mais fácil.”

Este módulo permite a realização de cadastro, a atualização e a emissão do Cartão Nacional de Saúde do SUS de todos os usuários em uma única base de dados, de forma centralizada e integrada, sem possibilidade de duplicidade, com o intuito de torná-la qualificada e fidedigna, além de permite a sincronização entre as bases (federal e municipal). Para que juntamente com o levantamento dos fluxos e do diagnóstico epidemiológico possam constituir um importante instrumento de controle e regulação, pois além de subsidiarem o processo de planejamento das ações, permitem viabilizar os fluxos referenciados de média e alta complexidade permitindo a alocação adequada dos recursos assistenciais. Nesse aspecto, o cadastro contendo dados pessoais, documentação e dados residenciais completos do paciente dará uma visão mais próxima da realidade tornando imprescindível a sua utilização na rede.

“Seu medicamento a disposição. ”

Este módulo permite gerenciar e controlar o estoque de cada farmácia da rede de saúde, contemplando desde a entrada do medicamento no almoxarifado com a informação do lote e validade, bem como, o fornecimento de medicamentos às unidades, realizadas através das RM e movimentações, até o registro do medicamento dispensado ao paciente. Além do cadastro da receita apresentada pelo paciente, relacionando o profissional solicitante, registros medicamentos o módulo farmácia mantem o histórico dos atendimentos realizados por paciente, garantindo o controle na dispensação, evitando a possibilidade de o paciente receber o mesmo medicamento em outra farmácia da rede SUS.

É importante ressaltar que, este módulo possibilita maior controle sobre a oferta e a demanda por medicamentos, evitando assim o desabastecimento nas unidades, no sentido de auxiliar na compra dos medicamentos, a quantidade a ser adquirida e distribuída na rede, gerando economia para o município.

“Seu atendimento imediato. ”

O Módulo Urgência possui a capacidade de instrumentalizar ações de diagnóstico situacional das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) a partir da avaliação, classificação de risco dos pacientes para o atendimento, bem como, permite o registro e acompanhamento dos atendimentos de urgência e emergência, permitindo a consulta de dados em tempo real. Neste sentido, o módulo atende as necessidades operacionais, gerenciais e estratégicas de uma UPA. Possibilita também, a continuidade da consulta de urgência e emergência com a inserção de exames, diagnósticos, condutas e agendamentos para acompanhamento programado. A estrutura do Módulo Urgência possui capacidade de integrar o trabalho do SAMU 192, fornecendo em tempo real dados estatísticos sobre os procedimentos executados nos Pronto Atendimentos de saúde da rede.

“Tomar vacina ficou mais fácil. ”

Gerencia o estoque de imunobiológicos da rede SUS, promove o controle dos imunobiológicos desde a compra, bem como, o recebimento de imunos pela CEMADI – Centro Municipal de Armazenamento de Imunobiológico, até o registro da dispensação da vacina ao paciente. A partir dos registros das aplicações dos imunos vinculados ao cadastro do Cartão SUS, o sistema passa a criar todo histórico no cartão de vacinação digital em uma única base de dados. Além disso, proporciona aos gestores da área técnica de Imunização, a emissão de relatórios gerenciais referentes a todas as movimentações de imunobiológicos que são realizadas na rede SUS. O paciente pode emitir, quando necessário, o cartão de vacina e acompanhar os registros das vacinas recebidas, mantendo todo histórico dos atendimentos recebidos.

“Seu prontuário eletrônico integrado. ”

O módulo Atendimento possui duas versões: Atendimento Simplificado e Prontuário Eletrônico, com o intuito de gerenciar as informações dos registros dos atendimentos realizados pelos profissionais de saúde ao paciente SUS, construindo o prontuário eletrônico do mesmo. O registro desses atendimentos aos munícipes de Salvador proporciona aos gestores da rede conhecer o perfil da população, com emissão de relatórios gerenciais quantitativos e qualitativos, administrativos e epidemiológicas para o planejamento, controle e avaliação da situação de saúde na área de abrangência ou de influência da unidade de saúde, com a identificação de pacientes portadores de hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, portadores de necessidades especiais, gestantes, cidadão que participa do planejamento familiar, dentre outros. Além disso, permite também a integração com a notificação de agravos e programas de saúde específicos da rede assistencial.

“Atendimento organizado. ”

Este módulo é o responsável pela execução dos fluxos de atendimento realizados nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde de forma eficiente, facilitando o acesso do paciente aos serviços disponibilizados através da rede municipal, com o intuito de otimizar o serviço através de senha, além de divulgar por meio de vídeos educativos informações diversas como notícias: ações de prevenção à saúde e educativas, aos pacientes que se encontram na sala de espera da unidade.

“Exame laboratorial ficou mais fácil. ”

Este módulo tem como principal objetivo otimizar os processos laboratoriais, permitindo o interfaceamento do sistema VIDA+ com os equipamentos laboratoriais pré-analíticos e de processamento de amostras disponíveis na rede. Com esta ação, o laboratório aumentará significativamente a capacidade de produção diária e a diminuição do tempo de resposta (disponibilização dos resultados de forma rápida e efetiva), proporcionando mais agilidade para a população. Este módulo permite que o paciente SUS tenha acesso ao seu resultado de exame atual e aos que foram realizados anteriormente, mantendo o histórico de exames laboratoriais realizados na rede.

“Sua produção simplificada. ”

Este módulo tem por objetivo facilitar o processo de envio e recebimento de produção ambulatorial dos prestadores, tantos os da rede municipal quanto da rede contratualizada. Com a implantação deste módulo, o prestador passou a encaminhar sua produção diretamente através do sistema sem a necessidade de se dirigir à Secretaria de Saúde.

“Seu relatório à disposição. ”

Este módulo auxilia no planejamento, controle e decisão no nível gerencial, através do acompanhamento e análise de dados e informações geradas a partir das operações realizadas nos módulos contemplados no sistema VIDA+, bem como, a integração das informações migradas de outros sistemas, ainda que de outros órgãos, visando desenvolver o planejamento estratégico das ações programáticas de assistência à saúde.